Sulgraff - Imprimindo as cores da vida

Fone.: (48) 3628-1462

E-mail: sulgraff@sulgraff.com.br

Cidade de Tubarão

Do cacique, Tuba-Nharô, o pai feroz, derivou o nome Rio Tubarão, e deste, o nome da cidade. O título de “Cidade Azul” vem da expressão do poeta Virgílio Várzea, inspirado que foi por suas belezas naturais e também pelas águas do Rio Tubarão, que por sua limpeza refletia o azul celeste.
Poço grande, 5º distrito de Laguna, foi o primeiro nome oficial de Tubarão (1929), deduzindo-se dai que Tubarão teve sua origem relacionada com a navegação fluvial e ao comércio e, portanto ao “porto” e a estrada ligando Lages a Laguna. Por mais de um século o Rio Tubarão foi a única via de comunicação com o porto de Laguna. Os primeiros habitantes que se fixaram nas margens do Rio Tubarão eram de origem açoriana, deslocados de Laguna.







Tubarão é, na linha histórica, uma cidade privilegiada por sua situação geográfica, por onde convergem as principais vias de comunicação. Inicialmente o Rio Tubarão foi a artéria sobre a qual transitavam as pessoas e todas as riquezas da região e completava a rota dos tropeiros, com a parada e passagem obrigatória. Seguindo a linha cronológica, a Estrada de Ferro Dona Thereza Cristina, com entroncamento da malha ferroviária do Sul do Estado, que ainda hoje liga Tubarão a região carbonífera.
Ainda é importante ressaltar a ligação norte-sul através da BR 101. Assim as rodovias que convergem para Tubarão servem de acesso às águas termais da região, a região serrana de clima temperado e às praias de beleza ímpar do litoral catarinense. Por estas razões, Tubarão foi e continua sendo uma cidade pólo por sua natureza geográfica, o que determinou o comércio como principal atividade econômica.







Distante 130 quilômetros da capital Florianópolis, Tubarão é hoje Pólo Comercial da Região da AMUREL, formada por 18 municípios. Além de um comércio pujante, que reúne empresas locais e filiais de várias redes nacionais, Tubarão também se destaca em outros setores como o de serviços, destaque para saúde, educação e construção civil. A indústria, com destaque para o setor cerâmico e metal mecânico, também garantem visibilidade da cidade. Por fim, por suas belezas naturais, oferece várias opções turísticas, destacando-se duas estâncias termais, sítios arqueológicos, monumentos naturais, cachoeiras e rios.

O marco de Anita Garibaldi, onde nasceu a heroína e o museu que guarda as obras do artista plástico Willy Zumblick, são pontos turísticos da cidade.

Tubarão também oferece fácil acesso as belas praias da região. De nossa cidade chega-se com tranqüilidade ao Farol de Santa Marta, praias de Laguna, Jaguaruna, Imbituba e Garopaba. Igualmente tranqüilo e rápido é o acesso á Serra do Rio do Rastro, um passeio inesquecível de rara beleza.


Para maiores informações visite o site da Prefeitura Municipal de Tubarão: www.tubarao.sc.gov.br

Portfolio

Produzimos materiais especiais de identificação de produtos, inclusive para o ramo...

Dicas de Produção

Quando você for criar um material gráfico é importante prestar...

Cidade de Tubarão

Tubarão é, na linha histórica, uma cidade privilegiada por sua situação geográfica, por onde convergem as principais vias de comunicação.

Dados para Contato

2011 © Sulgraff. Rua Manoel Miguel Bittencourt, 555 - Humaitá de Cima - Tubarão - SC. Todos os Direitos Reservados