Sulgraff - Imprimindo as cores da vida

Fone.: (48) 3628-1462

E-mail: sulgraff@sulgraff.com.br

2012 SERÁ UM BOM ANO PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA

Data: 13/01/2012

Voltar

Após enfrentar um ano de negócios relativamente positivos, sobretudo se consideradas as estimativas originais, a indústria gráfica brasileira está otimista com as perspectivas para 2012.

A ocorrência de eleições municipais e a tendência de expansão do consumo interno, com ingresso de cada vez mais famílias na classe média, devem contribuir para as vendas das gráficas neste ano e mais um vez reverter a previsão inicial, que aponta para queda na produção.

Em entrevista ao Jornal Valor Econômico, o presidente da Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Fábio Arruda Mortara, revelou que a projeção da produção física do setor, que em 2010 registrou vendas de R$ 29,7 bilhões, é de que recue 1,3% de janeiro a dezembro de 2012, taxa calculada a partir da série histórica.

Na opinião dele esses dados permitem um "razoável otimismo". Ele ainda lembrou que ao fim de 2010, esses mesmos modelos indicavam uma retração de 2% na produção física das gráficas em 2011. Em novembro, contudo, o setor passou a trabalhar com a estimativa de crescimento de cerca de 1% neste ano, apesar da taxa de 2,7% de expansão acumulada de janeiro a setembro. "É preciso levar em conta que 2010 foi um ano muito bom, o que eleva a base de comparação", explica.

Em Santa Catarina as estimativas são parecidas com as nacionais, principalmente devido a realização de eleições municipais este ano. As eleições municipais acabam regionalizando os serviços gráficos, gerando mais oportunidades as pequenas e médias empresas, aquecendo o setor.

Em Tubarão, cidade sede da Sulgraff, as perspectivas de crescimento dos negócios gráficos em 2012 são boas. A região está em pleno crescimento e fatores como a duplicação da BR 101, entrada em operação do aeroporto regional e ampliação do porto de Imbituba, tendem a aumentar os investimentos das empresas já existentes, bem como o surgimento de novos negócios. "A economia aquecida sempre reflete no aumento da produção gráfica e nós da Sulgraff estamos preparados para este incremento", declara o diretor da Sulgraff Romoaldo Guzatti.

 

Portfolio

A Sulgraff produz todos os materiais de papelaria para sua empresa com qualidade e...

Dicas de Produção

Quando você for criar um material gráfico é importante prestar...

Cidade de Tubarão

Tubarão é, na linha histórica, uma cidade privilegiada por sua situação geográfica, por onde convergem as principais vias de comunicação.

Dados para Contato

2011 © Sulgraff. Rua Manoel Miguel Bittencourt, 555 - Humaitá de Cima - Tubarão - SC. Todos os Direitos Reservados